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POSTULADOS DO PRIMADO DE UMBANDA

TUPÃ é a própria vida.
OXALÁ é a ação sublime da manifestação da vida.
YEMANJÁ é a reação na sublimidade da Criação


I - A Umbanda é um conjunto de leis que rege a vida e a harmonia do Universo.


II - Como religião ou como ciência, na Umbanda, tanto na prática ritualística material como na esfera espiritual das comunidades umbandistas, só se conhece uma hierarquia: a da evolução de cada Espírito nos diversos planos da criação e a vibratória estabelecida pelo mérito de cada um.


III - A par do conhecimento perfeito da vida, a Umbanda aproveita o ambiente material  fornecido pela vibração humana para abrir o verdadeiro caminho da sabedoria, onde se aprende que a verdade ou a realidade final do Universo é imutável.


IV - Dentro da concepção de que o aproveitamento material fornecido pelo homem, é força ativa indispensável às realizações da Umbanda, sobre o médium é que repousa integral responsabilidade, somente excedida pela sua própria compreensão quanto à missão que lhe é, por destino imposta.


V - A Umbanda é uma síntese expressiva de Amor, Sabedoria, Respeito, Tolerância e Renúncia, tal qual se nos depara através do Evangelho de Jesus. O umbandista dela se serve como meio de progresso e defesa, mas nunca como instrumento de ataque.


VI - Esta síntese de concepção atende tanto à uniformidade das comunidades umbandistas, como diretamente se subordina às manifestações dos diversos planos da Criação, quando emanadas de uma determinação superior, única e universal. 

 

O Primado de Umbanda não impede nem seleciona o ingresso em seus quadros de pessoas desejosas de seguir a sua Escola. Apenas, e tão somente, procura dissuadir, mediante rigorosos "testes", os curiosos levianos que nada querem da vida e com a vida.


É, pois, indispensável exigir de cada pretendente à admissão um preliminar "juramento de honra", isto é, um solene compromisso assumido consigo mesmo: de respeitar a boa-fé e a sinceridade dos que querem, honestamente, despertar a sua espiritualidade.


A Umbanda, sabemos todos, não é propriamente a vida, mas, o ato de tomar conhecimento com Ela, sentido-a através dos Sete Princípios(denominados Herméticos) ensinados pela sua Escola e que tem por fim proporcionar a cada um de nós o ensejo de ocupar na Vida a Posição determinada pelo nosso próprio potencial vibratório,habilitando-nos, assim, a subir sozinhos ou sem auxílio estranho os primeiros degraus da escada ascensional da Vida.
 

Não esquecendo que o "Princípio de Vibração" é um dos mais importantes nas práticas umbandisticas , e que este princípio está sempre presente no Universo e nos ensina a verdade: "que tudo está em movimento; tudo vibra; nada está parado", é que o Primado de Umbanda estabeleceu sua estrutura hierárquica de iniciação do 1º ao 7º grau e adotou os nomes que identificam as Entidades Espirituais que assistem aos médiuns em sua jornada evolutiva constante do quadro abaixo ilustrado , do vocabulário Nheengatu (Boa Língua, Boa Fala), língua falada pelos nossos ancestrais da Nação Tupi, face a antigüidade deste idioma que já se admite cientificamente ser mais antiga que o sânscrito e o Yoruba.

 

Respeitando ainda a supremacia da raça vermelha na tradição umbandistica ,ficou assim estabelecido os respectivos termos usados nas "Ordenações" do Primado de Umbanda e sempre sob o aspecto religioso iniciático . Assim teremos como Guias Espirituais de um iniciado de 7º Grau - CCT, Entidades no Grau de Morubixaba, que se incorporam nos médiuns para assumirem a direção espiritual e material de um Terreiro de Umbanda, que terá sob seu comando os filhos de fé do 6º ao 1º grau, com suas  respectivas Entidades Espirituais, Abaréguassú , Abaré, Abarémirim, Bojáguassú, Bojá e Bojamirim.

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